Frida Kahlo é o destaque de uma nova exposição no Instituto Tomie Ohtake

A mostra Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México, que ocorre entre 27 de setembro a 10 de janeiro de 2016 no Instituto Tomie Ohtake, tem curadoria da pesquisadora Teresa Arcq e um acervo com 100 peças de 16 artistas diferentes, que mostram a rede de personagens que se formou ao redor da renomada pintora mexicana.

Além de contemplar a vida artística da pintora mexicana Frida Kahlo (1907 – 1954), a mostra presenteia o público com pinturas de Maria Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington e outras artistas mexicanas, artistas mulheres que nasceram ou foram radicadas no México. Das 143 telas pintadas por Frida, 20 estarão expostas no Tomie Ohtake, além de 13 obras sobre papel, que retratam o seu pensamento como artista.

frida-kahlo-exposicao_1frida-kahlo-exposicao_0

Uma mulher à frente de seu tempo, que vestia-se de flores e se cobria de tinta e política. Uma mulher que enfrentou seus medos e que teve, em sua desgraça, sua maior contemplação.

“Pensaram que era surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade”- Frida Kahlo

Além de ser uma grande influência no mundo artístico, Frida também mostrou seu poder na moda, sendo a musa de grandes marcas do mundo, como a Valentino, que inspirou a sua coleção resort 2015 na pintora. A Givenchy, sob o comando de Riccardo Tisci, também usou Frida como inspiração para a sua coleção de inverno 2011. Aqui no Brasil a Arezzo lançou uma linha inspirada na pintora mexicana.

Depois de passar por São Paulo, a exposição segue para o Rio de Janeiro e Brasília.

 

Instituto Tomie Ohtake
http://www.institutotomieohtake.org.br
Rua dos Coropés, 88
Pinheiros – Oeste
São Paulo
+55 (11) 2245-1900

 

LookBook™ #WeLiveStyle

MODA + DESIGN + COMPORTAMENTO uma nova forma de inspirar, construir e expressar o seu estilo #WeLiveStyle

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado!