O longa A Garota Dinamarquesa, que estreou nos cinemas neste mês de fevereiro, traz em destaque a atriz e dançarina sueca Alicia Vikander, embaixadora da Louis Vuitton. O filme, que traz às telonas a adaptação do livro homônimo de David Ebershoff, concorre ao Oscar em quatro categorias, sendo uma delas Figurino.
Com uma história ambientada nos anos 20 e 30, em um cenário rico e extremamente ligado às artes plásticas, a composição estética dos personagens é caprichosamente notada. Eddie Redmayne, que interpreta o protagonista como Einar e Lili, traz figurinos bonitos e elegantes, pensados em cada detalhe. Destaque aqui para a primeira cena em que Einar se veste com roupas femininas ao posar para a própria esposa (Vikander, como Gerda) enquanto esta pinta uma tela, bem como o esmero da mesma ao compor o que chama de “esboço” do marido como mulher.
Alicia chama a atenção ao interpretar a pintora que se vê à beira de perder o marido para que surja dali uma pessoa completamente nova. A jovem, que também concorre no Oscar como melhor atriz coadjuvante, é uma das embaixadoras Louis Vuitton e tem hoje boa parte do armário ocupada por peças da grife francesa. Estilo é o que não lhe falta. A história apresenta aos espectadores o bem-sucedido pintor dinamarquês Einar Wegener e sua crise de gênero. Após mergulhar no universo feminino com a criação de Lili, uma suposta prima de Einar, o pintor percebe que seu corpo não lhe pertence, sendo na verdade uma mulher. Percebe que os sentimentos que tem são de Lili, assim como os pensamentos e a vida que gostaria de ter.
Assim, a produção segue com a decisão pela cirurgia de mudança de sexo, a qual, obviamente, resultou em conflitos pessoais e sociais envolvendo a relação com a esposa e o casamento em parâmetros legais. Vale o ingresso.